Saiba o percentual de gastos em cada etapa da obra

A utilização da tabela de gastos em percentual de cada etapa da obra proporciona um meio que auxilia no controle das contas e uma forma de administrar melhor o dinheiro. Os valores de referência têm base em um projeto arquitetônico de padrão normal, feita de estrutura de concreto armado, alvenaria e algumas diferenças nos acabamentos.

Os valores da amostragem sofrem variação de acordo como o tipo de projeto arquitetônico, estrutural, acabamentos e desnível do terreno. Estas porcentagens são influenciadas por algumas diferenças, pois com alteração de algum tipo de elemento no material de construção ou do projeto, pode haver uma grande diferença em gasto na etapa.

Com o auxílio de uma tabela, pode-se controlar de forma mais efetiva, como os gastos da construção estão sendo investidos no decorrer das etapas da obra. Esta tabela proporciona a criação de um plano de controle de gastos conforme o cronograma da obra e ajuda na adequação ao dinheiro disponível para o empreendimento.

Percentual de gastos em cada etapa da obra

Etapas Variação
1. Projetos e aprovações 5 a 12%
2. Serviços preliminares 2 a 4%
3. Fundações 3 a 7%
4. Estrutura 14 a 22%
5. Alvenaria 2 a 5%
6. Cobertura 4 a 8%
7. Instalação hidráulica 7 a 11%
8. Instalação elétrica 5 a 7%
9. Impermeabilização/isolamento térmico 2 a 4%
10. Esquadrias 4 a 10%
11. Revestimento/acabamentos 15 a 32%
12. Vidros 1 a 2,5%
13. Pintura 4 a 6%
14. Serviços completares 0,5 a 1%

A tabela não inclui porcentagem referente à mão de obra, pois tem reajustes constantes não podendo ser mensurados com precisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.