Os riscos associados ao uso do cimento na construção

270106_saude_servidorO cimento é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil, por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção. O cimento pertence a classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos.

o cimento é um agente químico que pode ser inalado por via respiratória, contato direto com a pele e mucosas ou, ainda, pela ingestão por via oral. Inicialmente, propomos uma apresentação das características deste material, seguido de alguns exemplos de patologias associadas ao uso do produto e, por fim, com base nas normas regulamentadoras de segurança e saúde do trabalho, as medidas de segurança e prevenção capazes de evitar danos à saúde do trabalhador.

Desta forma, cremos que este material possa revelar uma nova visão sobre o tema, destacando a responsabilidade e consciência dos trabalhadores e colaboradores a fim de evitar futuros prejuízos à saúde.

A utilização do cimento, sem o uso de equipamentos de proteção adequados, poderá acarretar sérios danos à saúde do trabalhador. É classificado como ‘material irritante’, ou seja, reage em contato com a pele, com os olhos e vias respiratórias.

dermatite_por_cimento_1

Em situações especiais de contato, por exemplo, poderia ocorrer o ingresso do cimento no interior de um EPI – como a bota – e, o atrito com a pele, provocaria ulcerações, culminando em necrose. Os cuidados devem ser redobrados coma sensibilidade dos olhos: o cimento pode causar irritações conjuntivas e até mesmo lesões mais graves e irreversíveis como a cegueira.

Nós da Sefir, destacamos a importância do processo de gestão de segurança e saúde do trabalho: desde a utilização de medidas de controle e prevenção como, a aplicação de EPCs, a avaliação de amostragens, o uso obrigatório de EPIs e a realização de exames médicos periódicos. Assim, através desta divulgação e da prática, através de cuidados preestabelecidos, cremos que a atividade com o cimento possa ser realizada de forma segura, preservando a saúde e integridade do trabalhador.

Quer saber mais sobre equipamentos EPIs e Materiais de construção? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.